Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Oxypetalum habrogynum Farinaccio CR

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 04-02-2014

Criterio: B2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Rodrigo Amaro

Revisor: Luiz Santos

Analista(s) de Dados: Roberta Hering

Analista(s) SIG: Marcelo

Especialista(s): Alessandro Rapini


Justificativa

Espécie endêmica do estado de Minas Gerais (Koch et al., 2014), é restrita à região da Serra da Canastra (Rapini et al., 2009). Apresenta AOO inferior a 10 km² e está sujeita a apenas uma situação de ameaça, considerando sua restrição de ocorrência no Parque Nacional da Serra da Canastra (MMA/ICMBio, 2005). Ocorre em Cerrado (Rapini et al., 2009), e se desenvolve em áreas de solo úmido, em torno das bordas de pequenas faixas de floresta (Capões) e Florestas de Galeria (Farinaccio, 2002). Apesar de ocorrer dentro dos limites de uma Unidade de Conservação, suspeita-se que a espécie esteja sob influência da perda da qualidade do hábitat, além do constante declínio da EOO e AOO, em decorrência das ameaças incidentes na sua região de ocorrência, como o turismo, a pecuária, o fogo e a invasão de espécies exóticas (MMA/ICMBio, 2005). É importante que sejam realizados novos estudos sobre a espécie e sua região de distribuição, e que se aumente o esforço de coleta. Faz-se necessário também o monitoramento das ameaças existentes, a fim de evitar a extinção do táxon em um futuro próximo.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Oxypetalum habrogynum Farinaccio;

Família: Apocynaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Espécie descrita em Novon 12(4): 446 (-447, 450; figs. 1-2). 2002 (GCI). É distinguido de outras espécies do genero pela membrana do tubo polínico, que é concavo, não plano ou convexo como nas outras espécies (Farinaccio, 2002). Pode ser considerada bem próxima de O. pachygynum decaisne, principalmente pelas características vegetativas, podendo ser distinguida pelas características parciais de inflorescência das flores, e seu epíteto é uma alusão ao ginostegio, mais delicado em relação ao ginostégio de O. Pachygynum (Farinaccio, 2002).

Distribuição

Espécie endêmica do Brasil, ocorrendo no estado de Minas Gerais (Koch et al., 2013), no município de São Roque de Minas, no Parque Nacional da Serra da Canastra (Rapini et al., 2009).

Ecologia

Liana de ramos tomentosos, folhas oblongas e pubescentes, com flores de corola roxa a verde adaxialmente, alvas abaxialmente, corona alva e apêndice do ginostégio alvo à rosado (Farinaccio, 2002), de ocorrência no Cerrado (Koch et al., 2013), ocorrendo em solos úmidos em torno das bordas de pequenas faixas de floresta (Capões) e Florestas de Galeria (Farinaccio, 2002).

Reprodução

Coletada com flores em março, julho e outubro e com frutos senescentes em julho (Farinaccio, 2002).

Ameaças

2.3.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade very high
Detalhes Atividades agropecuárias são conflitantes na região do Parque Nacional da Serra da Canastra (MMA/IBAMA, 2005).

2.1.4 Scale Unknown/Unrecorded
Incidência local
Severidade very high
Detalhes A cidade de São Roque de Minas tem sua economia na baseada nas atividades agropecuária (IBGE, 2013).

1.3 Tourism & recreation areas
Incidência local
Severidade medium
Detalhes O Parque Nacional da Serra da Canastra é muito acessada, por apresentar muitos atrativos turísticos (MMA/IBAMA, 2005).

8.2.1 Unspecified species
Incidência local
Severidade high
Detalhes A região do Parque Nacional da Serra da Canastra vem sofrendo com a invasão de espécies exóticas (MMA/IBAMA, 2005).

7.1.1 Increase in fire frequency/intensity
Incidência local
Severidade medium
Detalhes O aumento da ocorrência de queimadas é um dos principais problemas existentes na região da Serra da Canastra (MMA/IBAMA, 2005; ICMBIO, 2013).

Ações de conservação

1.1 Site/area protection
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre no interior do Parque Nacional da Serra da Canastra.

Referências

- KOCH, I.; RAPINI, A.; KINOSHITA, L.S.; SIMÕES, A.O.; SPINA, A.P. 2013. Apocynaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Jardim Botânico do Rio de Janeiro. (http://floradobrasil.jbrj.gov.br/jabot/floradobrasil/FB26640)

- RAPINI, A.; SOUZA SILVA, R.F. DE; SAMPAIO, L.N.P. Apocynaceae In :Plantas raras do Brasil / organizadores, Ana Maria Giulietti ... [et al.]. – Belo Horizonte, MG : Conservação Internacional. 496 p. : il., fots. color., mapas; 26 cm. Co-editora: Universidade Estadual de Feira de Santana. ISBN: 978-85-98830-12-4. 2009

Como citar

CNCFlora. Oxypetalum habrogynum in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Oxypetalum habrogynum>. Acesso em .


Última edição por Lucas Moulton em 19/11/2014 - 12:03:50